Seguidores

17 janeiro 2013

Depressão na Adolescência






A adolescência é um tempo marcado por profundas mudanças, onde acontecimentos e sentimentos contraditórios e incontroláveis surgem a todo o momento. O corpo muda, a família deixa de ser o espaço onde se encontra sentido para tudo e os amigos tornam-se mais importantes. Tudo é novo e nada é definitivo e o acumular de mudanças e más experiências gera uma certa insegurança que, em muitos casos, se transforma progressivamente em sofrimento. No entanto, para alguns adolescentes, esse sofrimento chega a ser insuportável ao ponto da pessoa entrar em depressão



Sintomas da depressão
Os sintomas da depressão caracterizam-se pela perda de interesse, pela incapacidade de sentir prazer e pelo cansaço profundo. Frequentemente, a pessoa apresenta distúrbios graves de memória e concentração, baixa auto-estima e sentimentos de culpa e inutilidade. O futuro é visto de uma forma extremamente pessimista, podendo surgir a ideia de morte. A pessoa pode também entrar num estado de mania, ou seja, sentir-se cheia de energia, estudar/trabalhar muito e dormir pouco. Este caso é conhecido como psicose maníaco-depressiva.






O que fazer?
Em primeiro lugar é importante ter consciência que sozinho não se consegue resolver o problema, sendo obrigatório consultar um psiquiatra e, posteriormente, talvez ser acompanhado por um psicólogo.  A depressão resulta de um desequilíbrio biológico, que só poderá ser resolvido com a ajuda de medicamentos, não se tratando de uma questão de força de vontade, mas de um distúrbio físico. Nunca tentes ajudar uma pessoa com depressão dizendo-lhe "tem força de vontade", "distrai-te e não penses tanto", "todos nós sofremos, isso passa". Este tipo de comentários só servirá para aumentar ainda mais a culpa e os sentimentos negativos já existentes.





O isolamento é sempre a pior opção. Se conheces alguém com estes sintomas tenta com que ela partilhe o seu sofrimento e procure a ajuda de um especialista.

Cipria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são essências para o blog e não custa nem 1 minuto. Faça uma postadora feliz e doe um comentário.